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Nutrição e Saúde Mental

Em uma tarde de sol de feriado, as nutricionistas do Oscar Inn Eco Resort realizaram no Jardim Oriental do SPA um agradável  Workshop  regado com muito suco verde, bolo integral  e mix de castanhas. Com esse cardápio, já imaginaram qual foi o tema? Isso mesmo,  Saúde. E a debatida nesse workshop foi a saúde mental.

Todos os  hóspedes presentes adoraram e aproveitaram para tirar dúvidas sobre alimentação saudável. Devido a esse sucesso e alguns pedidos de envio do material da apresentação, resolvemos publicar o conteúdo do workshop aqui no site para você interessado no assunto se informar e ter uma excelente saúde mental.

Boa leitura!


O QUE É SAÚDE?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.

Saúde em 5 dimensões:

  • Saúde física: condição física, alimentação, cuidados médicos e controle do abuso de substâncias;
  • Saúde psico-emocional: gestão do stress e cuidado com crises emocionais;
  • Saúde social: relações com amigos, família e comunidade;
  • Saúde Intelectual: educação, desenvolvimento da carreira e realização intelectual.
  • Saúde espiritual: amor, esperança, caridade, objetivos e valores de vida.

DETERMINANTES DA SAÚDE

São os fatores que beneficiam a saúde ou que colocam em risco a qualidade de vida quando estes não existem.

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HÁBITOS SAUDÁVEIS

  • Dormir pelo menos oito horas e certificar-se que o sono é de boa qualidade, o sono profundo não perturbado.
  • Ter uma dieta equilibrada.
  • Fazer as refeições na hora certa.
  • Não fumar e não consumir álcool.
  • Manter-se longe de alimentos processados.
  • Manter-se positivo, alegre e feliz em todos os momentos.

ALIMENTAÇÃO QUE POSSIBILITAM MELHORAR A MEMÓRIA

  • Ácidos Graxos Polinsaturados Ómega 3: aumentam significativamente a capacidade de aprendizagem e memória nas crianças.
  • Fonte Principal: peixe; óleos vegetais: azeite de oliva, óleo de linhaça e óleo de girassol; nozes, castanhas de caju, amêndoas, amendoim.
  • Flavonóides: manutenção e melhora da memória.
  • Fontes: chás preto, verde e oolong (chá chinês tradicional); frutas vermelhas sortidas: framboesas, amoras e mirtilos; frutas cítricas: toranjas, laranjas e limões.

ALIMENTAÇÃO QUE POSSIBILITA MELHORAR ANSIEDADE E DEPRESSÃO

  • Os aminoácidos, as vitaminas, os minerais, as gorduras e os antioxidantes nos alimentos podem ajudar a combater humores negativos, ansiedade, irritabilidade, alterações de humor e outros sintomas de transtornos de ansiedade ou depressão.
  • Fontes: carboidratos como arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinoa ou aveia; peru e outras proteínas animais (incluindo os ovos) fornecem o aminoácido triptofano; laticínios.

ALIMENTAÇÃO QUE POSSIBILITA MELHORAR OS DANOS CELULARES

  • Alimentos ricos em antioxidantes mantém as células cerebrais saudáveis.
  • Fontes: vegetais, particularmente os de cores intensas; 5 cores diferentes de frutas e verduras todos os dias; especiarias: cúrcuma, canela, açafrão, alho em pó e pimenta em pó; Nozes, castanhas de caju, amêndoas, amendoim.

A ALIMENTAÇÃO DEVE NUTRIR A SAÚDE, PRESERVANDO O BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL.

(ALMEIDA, 2004)

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