Notícias

Por que 1º de abril é o dia da mentira?

Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano Novo era comemorado dia 25 de março, com a chegada da primavera e as festas, que incluíam trocas de presentes e animados bailes a noite, duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.

Em 1562, porém, o papa Gregório XIII, instituiu um novo calendário para o mundo cristão, o calendário gregoriano, onde o ano iniciava-se no dia 1 de janeiro.

Os franceses não aceitavam essa mudança e começaram a seguir esse calendário somente dois anos depois do decreto. Mesmo assim, muitos franceses ainda ignoravam ou esqueciam a alteração de data e comemoravam no 1 de abril. E foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos por seguir algo que era sabido não ser verdadeiro.

As pessoas enviavam a esse “bobos de abril” presentes estranhos e convites para falsas festas.

Com o tempo, a brincadeira firmou-se no país e espalhou para Inglaterra e depois para o mundo, onde persiste até hoje.

E você, já pregou alguma pegadinha hoje??

Nenhum comentário neste post.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com (*).

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.