Conheça Águas de Lindóia

Saiba um pouco mais sobre Águas de Lindóia, conhecida como Capital Termal do Brasil, e suas atrações turísticas.

Um pouco de História

O início da história da cidade gira em torno de 1728, quando o Sr. Manuel de Castro recebeu do governador e capitão general da Capitania de São Paulo e Minas, a doação das terras do Ribeirão de Águas Quentes, em forma de sesmaria. Nessa época, bandeirantes e tropeiros já praticavam o termalismo com as águas quentes da terra, usadas para curar seus ferimentos.

Mais tarde, o clérigo Padre Bueno, curou suas moléstias nessas águas e resolveu adquirir as terras. Com sua morte, seus herdeiros, que não possuíam conhecimento de medicina, abandonaram essas terras.

Em torno de 1850, o café dominou a região, que também incluía terras atualmente pertencentes a Amparo, Serra Negra e Socorro, através de inúmeras fazendas deste produto de exportação. Mas foi com o Dr. Antônio Tozzi, nascido na Itália, que a história das águas termais começou a ganhar fama.

Ele chegou no Brasil em 1900 e surpreso com a cura de um eczema na perna através das águas da região, adquiriu essas terras em um leilão. Em 1913, construiu seu pequeno consultório. E em 1920, já havia um trabalho científico sobre as águas radioativas da região. A fama das águas ultrapassou as fronteiras do Brasil. Dr. Tozzi morreu aos 67 anos, em 1937 e logo no ano seguinte, Termas de Lindóia, como a região era chamada, alcançou sua emancipação político-administrativa. Surgiu a então cidade de Águas de Lindóia.

Atualmente a cidade oferece, além das fontes de água, inúmeros passeios em meio à natureza, esportes de aventura e turismo rural.

Águas de Lindóia é um paraíso, privilegiado pela natureza e encontra-se na região do maior lençol freático de água mineral do país: 60% da água mineral distribuída no Brasil saí da região do Circuito das Águas Paulista.

Sobre a Cidade

Águas de Lindóia, é uma importante cidade do Circuito das Águas, capital termal do Brasil, localizada a 170km da capital paulista e a 8km da divisa do estado, com Minas Gerais.

Cercada pela Serra da Mantiqueira, apresenta vegetação exuberante, com clima agradável e alto padrão de qualidade de vida.

A estrutura da cidade é capaz de receber até 60 mil visitantes por dia e realiza grandes eventos, como o Encontro Paulista de Autos Antigos, shows de grandes artistas, entre outros.

Existem três centros comerciais onde são comercializados vários produtos, como malhas (a cidade é a 2ª maior produtora de malhas do Estado de São Paulo), artefatos de couro, artesanato, souvenires, doces caseiros e queijos. Além disso, faz fronteira com a cidade de Monte Sião, considerada a capital nacional das malhas.

Referências: Portal Águas de Lindóia, Prefeitura de Águas de Lindóia, ÁguasdeLindóia.com

Gostou? Faça agora mesmo sua reserva!

Reserve Aqui