Quem está à procura de um destino rápido para visitar num bate e volta durante os feriados prolongados ou mesmo em um final de semana pode explorar o interior paulista e encontrar o que fazer em Águas de Lindóia.
Esteja você à procura de aventura ou de paz, com certeza irá encontrar o que fazer em Águas de Lindóia.
Trata-se de uma cidade pequena e calma, ideal tanto para famílias que procuram um lugar para se divertir numa piscina ou para relaxar com o clima do interior, como para aqueles que têm um espírito mais aventureiro.
Seja qual for sua preferência, você com certeza encontrará o que fazer em Águas de Lindóia e ainda poderá explorar boa parte das atrações em uma estadia de três dias.
Onde fica a cidade Águas de Lindóia?
A cidade mais ao norte do Circuito das Águas fica a cerca de 3h de carro da capital paulista, na fronteira com Minas
Águas de Lindóia fica no Circuito das Águas de São Paulo e é a cidade mais ao norte de todas as que integram esse circuito, a menos de 10 km da fronteira com Minas Gerais. Mesmo assim, não fica muito distante de São Paulo. A apenas 185 km do centro da capital paulista (de acordo com o Google Maps), é possível chegar até este município com pouco mais de 17 mil habitantes em cerca de 3 horas.
O trajeto mais utilizado pelos paulistanos para fazer esse bate e volta , embora mais longo, é o que começa na Rod. dos Bandeirantes. No KM 95, basta pegar a direita para entrar na Anhanguera e, 700 m depois, pegar novamente à direita a saída 103 B da Rodovia D. Pedro I.
10 km depois, é só entrar no trevo sentido Mogi-Mirim e seguir pela Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros, pegando a saída 157 à direita. A partir daí, basta seguir as placas que indicam Lindóia e Águas de Lindóia.
Caso você prefira uma rota mais cênica, pode ir para lá via Fernão Dias. Segundo o site da Associação dos Hoteleiros de Águas de Lindóia, para chegar à cidade, basta entrar em Bragança Paulista e seguir as indicações que te levarão até seu destino, passando por municípios como Pinhalzinho, Monte Alegre do Sul e Serra Negra.
O que fazer em Águas de Lindóia numa viagem de três dias?
Muito bem, você já está na cidade mais ao norte do Circuito das Águas. Mas ainda pode se perguntar: “o que fazer em Águas de Lindóia num bate e volta”? Veja o roteiro:
Dê uma volta de trenzinho pela cidade
1. Dê uma volta de trenzinho pela cidade
Os passeios de trenzinho são uma boa alternativa para conhecer a cidade sem ser a pé
Tecnicamente, não é um trem como aqueles encontrados na Rota do Ouro de Minas Gerais . Os trenzinhos de Águas de Lindóia são aqueles clássicos de cidades do interior, que levam os turistas pelas ruas locais para ver os principais pontos turísticos. É uma oportunidade indispensável para quem não estiver a fim ou em condições de andar pelo sobe e desce das ruas, seja por cansaço ou por estar com crianças pequenas.
Você pode pegar um trenzinho de manhã ou depois do almoço na Praça Adhemar de Bairros, mais precisamente perto da esquina da Rua Vitória Régia com a Rua São Paulo.
2. Compre souvenirs na Rua Minas Gerais
Na Rua Minas Gerais, você encontrará comércios que vendem de bebidas a carteiras
Esta rua, que também proporciona uma vista panorâmica de certos pontos da cidade, está repleta de lojinhas para você comprar lembranças da viagem ao Circuito das Águas.
De malhas até pinturas em pedras, passando por bebidas alcoólicas regionais, carnes defumadas, enlatados, produtos de couro e outros bens artesanais, é possível encontrar lembranças por um preço bastante acessível para todos os gostos.
3. Passe o dia na Praça Adhemar de Barros
Na Praça Adhemar de Barros, você pode navegar pelo lago a bordo de pedalinhos
Esta praça, próxima dos principais hotéis de Águas de Lindóia, sedia alguns dos principais eventos da cidade, e conta com uma fauna bastante diversificada, levando em conta sua localização.
Por exemplo, você pode encontrar, além de outras pessoas passeando com suas famílias e cães, aves como gansos, patos e até mesmo cisnes negros, isso sem falar nas diversas espécies de pássaros que você poderá encontrar por lá.
Até mesmo grupos de capivaras, em certas épocas do ano, podem ser avistadas nas margens do lago que faz parte de Praça Adhemar de Barros, que também conta com um parquinho para as crianças.
Um aviso importante, no entanto: embora seja possível navegar de pedalinho no lago, não é permitido nadar nele.
4. Aproveite a noite nos bares e cafés
À noite, a cidade continua ligada e viva, principalmente nas férias
Embora a cidade não seja muito grande, ela tem uma vida noturna relativamente agitada, principalmente em época de férias, quando seus bares e cafés se enchem de turistas e moradores que querem aproveitar as noites fora do hotel.
Seja ao som de um sertanejo ou apreciando música ao vivo, estabelecimentos como o Chic Chopp (que tem três unidades na cidade), o Café Bistrô Marrocos e a Choperia O Bellisco dão o tom para quem procura o que fazer em Águas de Lindóia à noite.
5. Mergulhe no Thermas Hot World
O parque aquático Thermas Hot World é uma boa ideia de roteiro para as famílias
O Thermas Águas de Lindóia, ou Thermas Hot World, é um parque aquático a apenas 20 minutos de carro do centro da cidade. Suas piscinas, segundo o site oficial, são preenchidas com a água quente.
Suas atrações incluem toboáguas, bar molhado, espaço para crianças e até um ofurô gigante, com capacidade para até 20 pessoas. Mas você não precisa ir para lá só pelas oportunidades de mergulho.
O Thermas Hot World também tem atrações de escalada e arvorismo, além de um restaurante e uma lanchonete para você matar a fome quando quiser. Para entrar nele, é preciso comprar seus ingressos com antecedência, pelo site, ou então se cadastrando como sócio se preferir.
6. Observe a cidade do Cristo Redentor
Do topo do Cristo Redentor, você poderá ver os arredores dos dois lados da cidade.
Outra atração que pode enriquecer sua experiência durante um bate e volta em Águas de Lindóia é o Cristo Redentor, que te dará uma visão completa da cidade e dos horizontes pontuados por colinas e morros à sua volta.
Situado no topo do Morro do Cruzeiro, um pico de 1,2 mil metros que separa a cidade em duas, o acesso a ele pode ser feito entre as 8h e as 18h de segunda a quinta-feira e entre as 8h e as 23h de sexta a domingo.
7. Visite o Engenho do Barreiro
Para quem gosta de bebidas artesanais, vale uma visita ao Engenho do Barreiro
Os fãs de bebidas artesanais também têm seu espaço na cidade, graças ao Engenho do Barreiro, onde é produzida uma cachaça inteiramente artesanal.
Segundo o site da Associação dos Hoteleiros de Águas de Lindóia, o estabelecimento manteve o maquinário antigo, inclusive o moendo movido a tração animal – embora ele não seja mais usado no processo de fabricação.
Para quem estiver em um grupo grande, é possível agendar um almoço entrando em contato direto com o senhor Ditinho, que mantém o engenho em funcionamento.
8. Contemple as igrejas da cidade
A simpática Igreja Nossa Senhora das Graças é o marco zero da cidade
Quem gosta do turismo religioso brasileiro também vai encontrar o que fazer em Águas de Lindóia, graças às suas charmosas igrejas. O destaque vai para a Igreja Nossa Senhora das Graças, uma simpática igrejinha ao pé do Morro do Cruzeiro, considerada o marco zero do município.
Também vale passar pela Igreja Cristo Rei, que fica mais próxima da Praça Adhemar de Barros e, consequentemente, dos principais hotéis de Águas de Lindóia. O templo, maior que a Mitra, também tem um ar mais moderno e sofisticado, embora não exagere nesse aspecto.
9. Faça ecoturismo pela região
O ecoturismo no Circuito das Águas também permite aventuras nos arredores da cidade
Outra opção para quem quer um pouco de aventura é fazer passeios ecoturísticos no entorno da cidade. Segundo a Associação dos Hoteleiros de Águas de Lindóia, é possível pegar um Jeep saindo da Praça Adhemar de Barros e se aventurar pelo Circuito das Montanhas.
Se preferir ficar próximo da cidade, um passeio pelas próprias ruas mais distantes do centro e próximas das estradas te permitirá apreciar a natureza e as paisagens.
Há ainda a opção de agendar uma visita nos ranchos e sítios da região, como o Rancho São Nicolau, que oferece aulas de equitação e equoterapia, ou então o Sítio Monte Alegre, que tem animais que vão de javalis a avestruz – e conta até com uma lojinha de souvenirs para visitar depois das trilhas.
Alguns hóteis da cidade, principalmente nas férias de dezembro/ janeiro, realizam excursões para alguns ranchos da região para os hóspedes que quiserem entrar em contato com a natureza.
10. Visite o Balneário Municipal de Águas de Lindóia
Os jardins do Balneário Municipal foram desenhados por Roberto Burle Marx
Outra opção para quem gosta de uma piscina quente, é ir no Balneário Municipal de Águas de Lindóia, que fica mais próximo do centro que o Thermas Hot World, e oferece banhos especiais e até mesmo massagens.
Mas o destaque dele não está só na possibilidade de relaxar como se estivesse num spa. Segundo o buscador de viagens Viajala.com.br, além das piscinas de águas que nascem do solo a uma temperatura de 28°C, o Balneário tem jardins criados por Roberto Burle Marx para agradar os olhos dos turistas.
Assim, além de ter o que fazer em Águas de Lindóia durante o próximo feriado ou final de semana, você também poderá encerrar a viagem apreciando as obras de um dos mais renomados arquitetos paisagistas do Brasil – e do mundo.